Serviços

Operações com Drones no Brasil

Apesar de muitas pessoas ainda enxergarem os drones com uma perspectiva de futuro, na verdade já são uma grande realidade e vão se tornar cada vez mais presentes em nossas vidas, representando um passo sem volta e que poderá revolucionar muitas áreas dominadas por outros tipos de veículos, sejam eles autônomos, tripulados ou remotamente operados, como no caso específico dos drones.

Operações com drones são um conjunto de atividades, ou ainda serão, de acordo com cada país, desempenhadas por este tipo de veículo, que aqui no Brasil também atendem pela sigla VANT, ou Veículo Aéreo Não Tripulado.

Atualmente as operações com drones mais utilizadas no Brasil são:

  • Tomada de imagens aéreas
    Seja fotográfica ou em vídeo, a tomada de imagens aéreas é a aplicação mais básica de um drone, sendo que da mesma são originadas a maioria dos demais serviços ou produtos.
    De forma rápida e prática é possível alcançar áreas de difícil acesso, seja por motivos geográficos ou devido a catástrofes, como incêndios, deslizamento de terra, inundações etc.
    Também podem ser utilizados na inspeção de coberturas de silos de estocagem, galpões, prédios, além de outras estruturas como painéis solares, torres de transmissão, barragens, entre outros.
  • Mapeamento
    Antes restrito a veículos aéreos de maior porte, como aviões ou helicópteros, ou até mesmo por satélites, os drones são uma alternativa com custo infinitamente menor para o emprego da fotogrametria aérea, da qual resultam os mosaicos de imagens utilizados no mapeamento de áreas diversas.
    O mapeamento com drones é utilizado na engenharia civil para construção ou manutenção de estradas, pontes e viadutos; na agricultura, seja ela convencional ou de precisão; no planejamento para reordenação de áreas urbanas e demais atividades que demandem o levantamento de áreas.

O Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial – RBAC–E nº 94, de 02/05/2017, determina as regras, premissas e restrições na operação com drones no Brasil e representa um marco que nos insere na lista de países onde esse tipo de atividade é regulamentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *