Serviços

Os impactos da crise hídrica além dos níveis dos reservatórios

Desde 2017 a região do Distrito Federal sofre com a escassez de água causada por diversos fatores, como a quantidade de chuvas abaixo da média registrada nos últimos anos, crescimento desenfreado das áreas urbanas, falhas(ou ausência) no planejamento da ocupação do solo, etc. Entretanto, de outubro do ano passado para cá o clima resolveu colaborar, com o volume de chuvas estando acima da média histórica em quase todos os meses desde então.

Os níveis dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento de água no Distrito Federal têm funcionado como uma espécie de termômetro da situação nas áreas urbanas, porém os reflexos da falta de chuva podem ser medidos de outras formas, que demonstram de maneira mais precisa o impacto da seca nas áreas rurais.

Sem água o solo resseca ficando menos fértil, ou muitas vezes impróprio para o plantio e com isso a produção de legumes, verduras e hortaliças é afetada. O pasto não cresce como deveria em períodos de seca prolongados e o gado também sofre as consequências. Além disso, os lençóis freáticos são impactados e muitos poços simplesmente secam porque com a falta de chuva o solo não absorve a água que ajuda a manter os seus níveis dentro do normal.

Uma boa forma de ilustrar tudo o que foi dito é através da análise do Índice de Vegetação do solo em diferentes períodos ao longo do ano. A imagem abaixo é o Índice de Vegetação de uma propriedade rural localizada próxima a Brasilia em outubro de 2017, ou seja, no auge da época da seca.

Outubro de 2017 – Fonte: DroneOps

As áreas em verde e em tons amarelados mostram onde ainda há vegetação, mesmo que rasteira. Conforme a sua coloração vai adquirindo tonalidades mais quentes, o solo já se encontra exposto e/ou ressecado.

Já na imagem abaixo temos o Índice da Vegetação da mesma área, porém em fevereiro de 2018, em plena época das chuvas.

Fevereiro de 2018 – Fonte: DroneOps

Fica nítida a diferença entre as imagens. É possível ver claramente as áreas mais afetadas no período da seca, e que portanto merecem uma atenção especial para que o solo não se degrade.

O Índice de Vegetação é um entre os vários produtos ou serviços oferecidos pela DroneOps, que tem por missão fornecer ao produtor rural os dados necessários para o auxílio, melhor planejamento e tomada de decisões, seja na agricultura convencional, de precisão ou agropecuária.

Caso deseje mais informações sobre os nossos produtos ou serviços entre em contato conosco clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *